bandeiras

bandeiras

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Sobre plotagem e o tal de arquivo ctb

Boa gente que desenha no autocad e manda o arquivo para imprimir,
pede-se encarecidamente para mandar o arquivo ctb!!!

Primeiro, uma aclaração:
O layer não é a grossura de linha.
O layer (camada) é a ferramenta que o Autocad criou para vc gerenciar os objetos e tem muitas funções. Dentre elas, sim!, a possibilidade de definir a grossura das linhas.

Se vc for imprimir pela cor, ou seja, utiliza uma "setagem de penas" em que cada cor corresponde a uma grossura de linha, e vc muda a cor em cada objeto do desenho e mistura os layers pondo paredes no layer 0 e cotas no layer alvenaria, então o layer não tem nada a ver com a grossura de linha. O que vc precisa é criar um arquivo ctb que é exatamente isso que vc quer: Color Dependent Plot Style Table, tabela de estilo de impressão dependente das cores.

Ou seja, se vc tem preferencias pessoais sobre como imprimir as grossuras de linha por cor, me mande o arquivo ctb junto com o dwg. Porque, mesmo se vc já criou ele, eu aviso: não, ele não vem automaticamente embutido no arquivo dwg. Se um ctb foi criado para esse arquivo e eu não tiver ele no meu computador, o autocad vai reclamar e dizer "missing" (ausente) junto com um triangulinho amarelo com um signo de exclamação.


Então, se o arquivo ctb não for enviado, eu vou ter que cria-lo.  Se vc já é cliente meu, com certeza eu já criei um ou mais com seu nome, então não precisa mais enviar. Também, às vezes é muito fácil adivinhar as grossuras necessárias e tenho ctbs prontos para a maior parte das situações mais comuns. Se vc tiver mandado aquela tabelinha de setagem, vai ajudar, é claro.  Mas, se vc for dessas pessoas criativas que utilizam as 255 cores do autocad com grossuras diferentes e não consecutivas, na hora de cria-lo, eu vou lembrar de sua mãe, seu pai, dos seus avôs e, quem sabe até seus bisavôs. Use as cores que quiser mas, peloamordedeus! faça e mande o ctb!!!

O arquivo ctb não é nenhum bicho de sete cabeças!
É muito facil cria-lo. Há muitos sites na internet que explicam. Achei estes especialmente claros
http://cadblog2010.blogspot.com/2011/04/como-criar-um-estilo-de-plotagem.html
http://engenheirocaicara.com/sacadas-do-autocad-criando-um-arquivo-de-pena-ctb/
https://qualificad.com.br/carregar-arquivo-de-impressao-ctb/

Porque tem uma outra outra questão:

a) SÓ pode imprimir um arquivo de autocad se tiver o arquivo ctb. Até se o ctb em questão for o monochrome.ctb ou o acad.ctb ou mesmo None (nenhum), que vem no autocad, tem que escolher um. Se não tiver um adequado, precisa cria-lo.

b) Uma vez criado, esse arquivo fica salvo para todo o sempre numa pasta do sistema, facilmente acessível pelo comando plot style manager. Posso apaga-lo? É claro! Mas se fiquei 15 minutos configurando cor por cor, vou joga-lo fora, existindo a possibilidade de precisar dele num futuro próximo? Claro que não! Assim é como tenho ... mais de 500 salvos!!!!

c) Por isso é legal que ele tenha um nome que permita uma fácil identificação. Se vc colocar um nome "penas padrão", eu vou ter 20 ctbs penas padrao de outros tantos clientes. Seja compassivo, coloque o nome de sua empresa ou algo que me permita acha-lo se precisar. E me avise se decidiu fazer uma mudança naquele que já tenho!

Algumas observações e sobre causos que tenho visto:

* A maior parte das vezes em que este desespero me acontece é quando recebo um arquivo de projetista desconhecido, encaminhado por construtora que não sabe nada de autocad (nem tem por que saber) ou por projetista de instalações especiais que trabalha sobre arquivo feito por cliente dele (que sim devia saber!!!). A eles e a quem mais dirijo o meu pedido: exijam o ctb a quem lhe enviar o arquivo!!!

* O arquivo acad.ctb e outros que vem no autocad, são como são. Se vc o modificar no seu computador, ele não aparecera modificado no meu. Faça um "salvar como" com outro nome. E não se esqueça de mandar junto com o dwg!!!

* Lembre-se que não adianta usar uma mesma cor com finalidades diferentes. Se vc usou a cor vermelho 1 para linhas finas ou cotas, e fizer paredes "a construir" na cor vermelho 1, não vou conseguir fazer uma em preto fina e outra em vermelho grossa. Se vc tiver feito um layer "a construir" com todos (e só) os objetos vermelhos, pelo menos poderei trocar a cor para, digamos, vermelho 10. Mas se estiverem  misturadas, só separa com algum tempo de trabalho e muita paciência ...

E eis ali uma das funções do layer.
Mas sobre como utilizar os layers para diminuir seu trabalho pela metade, talvez falaremos outro dia!

Por ora, só peço para mandar o arquivo ctb!!! 😉